sábado , 22 março 2025
Home Brasil Venture Hub e Obará Edutech lançam programa de pré-aceleração de startups de impacto social na Região Metropolitana de Campinas
Brasil

Venture Hub e Obará Edutech lançam programa de pré-aceleração de startups de impacto social na Região Metropolitana de Campinas

A Venture Hub e Obará Edutech anunciam o lançamento do Impacto Plural, programa de pré-aceleração de startups com propósito de impacto social na Região Metropolitana de Campinas. O anúncio aconteceu no final da tarde da última quarta-feira (19), em um evento exclusivo para parceiros do ecossistema de inovação local e convidados na prefeitura de Campinas. Na ocasião, estavam presentes o prefeito da cidade, Dario Saadi, o CEO da Venture Hub, Érico Pastana, e a diretora executiva da Obará Edutech, Georgia Bento. As inscrições estão abertas até o dia 7 de abril e startups com soluções para problemas sociais e ambientais podem participar da aceleração.

O Impacto Plural ocorre ao longo de 2025 e tem como objetivo acelerar o crescimento e amadurecimento de negócios de base tecnológica com impacto social e ambiental, que seguem os seguintes critérios: 

  • Resolvam desafios socioambientais relevantes com impacto mensurável.
  • Utilizem tecnologia de ponta, como inteligência artificial, IoT e big data.
  • Sejam sustentáveis e escaláveis, com potencial para replicação.
  • Promovam diversidade e inclusão, ampliando oportunidades para populações sub-representadas.

A capacitação começa em abril e está estruturada em três ciclos temáticos: Validação; Marketing e Vendas; e Tração. Os ciclos estão divididos em encontros online semanais ao longo dos meses e contam com conteúdos teóricos e práticos, mentorias e apresentação de resultados. Entre os temas que serão abordados durante a jornada, estão validação de solução, funil de vendas, estratégias de gestão e indicadores econômicos. 

O Impacto Plural também prevê a realização de eventos estratégicos durante a aceleração, incluindo dois encontros presenciais ao longo dos ciclos de capacitação e exposição dos negócios em feiras, summits, entre outros eventos corporativos.

O programa culmina no Demoday, momento em que as startups apresentam seus pitches a uma banca de atores do ecossistema de inovação, incluindo investidores, diretores e demais representantes. No decorrer de cada ciclo, as startups irão treinar e aperfeiçoar os seus pitches com a comissão organizadora, com o intuito de prepara-los para o Demo Day.

Após a aceleração, haverá um acompanhamento estratégico de três meses, com mentorias para monitorar o crescimento e impacto das startups. 

José Eduardo Azarite, sócio-diretor e VP de inovação corporativa da Venture Hub, comentou o que as startups podem esperar ao participar do programa.  

“É um programa de aceleração de negócios de impacto social e ambiental que alia a expertise de aceleração de negócios e a habilidade de conexão com o ecossistema da Venture Hub com a visão pragmática da Obará em relação aos desafios dos empreendedores no sentido de transformar em realidade sustentável cada um dos empreendimentos aqui acelerados”. 

Georgia Bento, fundadora e diretora executiva da Obará Edutech, comentou sobre a importância de iniciativas como o Impacto Plural. 

Com foco em tração e escalabilidade, buscamos apoiar negócios que integrem tecnologia e impacto, permitindo que consolidem sua sustentabilidade financeira, alcancem novos mercados e ampliem seu impacto socioambiental de forma significativaEsse tipo de programa valoriza as diferentes perspectivas e transforma tecnologias de base em resultados concretos, enfrentando desafios sociais e ambientais. Ao integrar tecnologia, desenvolvimento sustentável e fortalecimento territorial, o Impacto Plural cria as condições ideais para que essas empresas consolidem sua sustentabilidade financeira, atinjam novos mercados e ampliem seu alcance transformador”.

A Prefeitura de Campinas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação em parceria com as Secretarias de Trabalho e Renda, Assistência Social e Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, firmaram apoio ao lançamento do Impacto Plural.

“Trata-se de um programa promissor que impulsiona negócios de impacto social e ambiental, unindo a expertise da Venture Hub em aceleração e conexões com a visão prática da Obará para superar desafios e tornar os empreendimentos sustentáveis, gerando inovação, empregos e desenvolvimento econômico para Campinas”, ressalta Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

O Sebrae for Startups também é um dos parceiros do programa de aceleração e participará do projeto por meio de mentorias, com feedbacks e insights para as startups participantes da jornada. 

Além da Venture Hub e Obará Edutech, o programa está sendo financiado pela Coalizão pelo Impacto, iniciativa multissetorial nacional com foco em impulsionar empreendedores e negócios de impacto socioambiental. 

As inscrições para o Impacto Plural estão abertas até o dia 7 de abril. O cadastramento pode ser feito através deste link: https://conteudo.venturehub.se/impacto-plural

Marcus Miklos
19991095782
[email protected]
Written by
King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Articles

Brasil

Chefe do PCC foi enforcado por absolver o delator Gritzbach em ‘tribunal do crime’

Grupo também executou outro líder, por ter colaborado na absolvição do homem...

Brasil

Laura Friedrich Seger Santos participa de evento em São Paulo para apoiar comunidades carentes

Apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade social é uma causa essencial para...

Brasil

Servidora do Tribunal de Justiça de SP é condenada a 16 anos de prisão por desvio de R$ 2,4 milhões

Eliana Vita de Oliveira foi considerada culpada por peculato, associação criminosa e...